top of page

Conferencistas e temas

Estamos entusiasmados em anunciar que o nosso Simpósio sobre Tecnologia Aplicada à Educação e Sustentabilidade será palco de discussões profundas e significativas, com participações ilustres que prometem inspirar e desafiar nossos pensamentos sobre o futuro da educação. É com grande honra que revelamos nosso Keynote Speaker, Padre Luís Henrique Eloy e Silva, atual Reitor da PUC-Minas, e as eminentes professoras Angélica Fonseca da Silva Dias e Juliana Baptista dos Santos França, ambas da UFRJ.

Sobre os Palestrantes

 

Padre Luís Henrique Eloy e Silva | PUC-Minas
Com uma formação diversificada que abrange desde as Ciências Bíblicas até a música, Padre Luís Henrique é um intelectual renomado e uma voz influente na intersecção entre fé, cultura e educação. Ele irá discursar sobre "Sustentabilidade e Tecnologias", abordando como a teologia pode oferecer perspectivas únicas para enfrentarmos os desafios da era digital e sustentável.

Professora Angélica Fonseca da Silva Dias | UFRJ
Doutora em Informática e uma verdadeira polímata moderna, a Professora Angélica tem vasta experiência em gestão de sistemas complexos e tecnologias acessíveis para educação e saúde. Ela abordará "Métodos Ágeis", iluminando como esses frameworks podem ser aplicados para tornar o ensino mais adaptável e eficaz.

 

Professora Juliana Baptista dos Santos França | UFRJ
Especialista em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, a Professora Juliana é uma força a ser reconhecida no campo da tecnologia educacional. Sua palestra focará no "Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através da Aprendizagem Colaborativa", oferecendo insights cruciais para a aplicação prática de estratégias pedagógicas inovadoras.

 

Cronograma do Evento

8:30h - 9:00: Acolhimento e Credenciamento
9:00h - 9:30: Abertura
9:30h - 10:45: Palestra com Padre Luís Henrique
10:45h - 11:00: Hora do Café
11:00h - 12:30: Dinâmica & Vivência
12:30h - 14:00: Almoço
14:00h - 15:00: Palestra com Profa. Angélica
15:00h - 15:45: Dinâmica & Vivência
15:45h - 16:15: Hora do Café
16:15h - 17:00: Plenária de Discussão
17:00h - 17:40: Palestra com Profa. Juliana França
17:40h - 18:00: Encerramento

Contamos com a sua participação para tornar este evento um marco no campo da educação e da tecnologia. Mantenha-se atualizado e fique ligado para mais informações.

 

Até breve!  

Padre Luis Henrique.jpg

 Padre Luís Henrique Eloy e Silva | PUC-Minas

Luís Henrique Eloy e Silva possui diploma em Piano pela Escola de Música Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo de Taubaté (1996), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciência Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (2002) e doutorado em Ciência Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Teologia (Cadeira de Hermenêutica Bíblica - Novo Testamento) da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha (2018). Foi coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Hermenêutica Bíblica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; professor no curso de pós-graduação lato sensu em Teologia Bíblica da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e professor convidado no curso de teologia do Seminário Pontificio Mayor de los Santos Ángeles Custodios em Santiago do Chile. Atualmente é professor de exegese do Novo Testamento no curso de graduação em Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; no curso de pós-graduação stricto sensu em Teologia da Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte e coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Teologia do Cuidado e da Cura da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É, ainda, perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e coordenador da equipe de revisão final da tradução da Bíblia da CNBB. Em 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI perito na XII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e desde outubro de 2014 é membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Vaticano por nomeação do Papa Francisco. Em outubro de 2022, foi nomeado reitor da PUC Minas. Entre seus campos de estudos tem se dedicado à Hermenêutica Bíblica em geral, à Leitura Patrística da Sagrada Escritura, à Leitura Pragmalínguística do texto bíblico, à narrativa dos Evangelhos, às teologias joanina e paulina e aos temas axiais da antropologia bíblica. No campo da formação presbiteral, dedica-se a estudos da direção espiritual e da formação humana.

Angélica.jpg

Angélica Fonseca da Silva Dias | UFRJ

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) com ênfase em Gestão de Sistemas Complexos. Pós-doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.Mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ. Especialista em MBA em E-Business(COPPEAD/UFRJ) e Inteligência e Database Marketing(NCE/UFRJ). Atual Diretora do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais-NCE/UFRJ. Coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação Master of Business Information Technology(NCE/UFRJ). Atua como professora permanente nos Programas de Pós-graduação do LARES - Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da UFRJ. Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Computacionais em Economia Circular e StoryGirl. Desde 2013 vem atuando como pesquisadora e coordenadora de projetos do Ministério da Educação. Desde 2018 atua como coordenadora e professora conteudista na Fundação Cecierj-Cederj. Possui experiência na organização de eventos científicos nacionais e internacionais como ISCRAM 2016, SBSC 2019/2021/2022/2023 e W-ColabOn 2020. Tem experiência nas áreas: Gestão e Representação do Conhecimento, Gestão Estratégica da Informação, Interação Humano Computador - IHC, CSCW (Trabalho Colaborativo Suportado por Computador), Processos de Negócios e Tecnologias Acessiveis para Educação e Saúde. Temas de interesse: Transformação Digital, Métodos Ágeis, Cidades Sustentáveis (ODS), Empreendedorismo e Inovação, Computação Social, Pensamento Computacional, Crises e Emergência, Data Literacy e Informática na Educação. Além disso, sou mãe de duas meninas lindas. Adoro ler, correr e viajar.

Desenvolvendo o pensamento
computacional através da
aprendizagem colaborativa

Drª Juliana Baptista dos Santos França

Com as constantes revoluções tecnológicas que cercam o mundo moderno, os computadores estão cada vez mais presentes no dia a dia da humanidade. No entanto, é preciso estar preparado para demandar e receber o que se espera da tecnologia. Assim, uma forma de viabilizar este preparo, é promover a formação de crianças e jovens para este cenário. Neste sentido, entra em cena a necessidade de desenvolver o pensamento computacional e fortalecer estratégias que estimulem o conhecimento coletivo e práticas colaborativas destes alunos.

bottom of page